A tradicional feira estadual do mel, será realizada no período de 08 a 11 de maio de 2024, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. O horário de funcionamento será das 08:00 às 19:00h, com exceção do dia 11, sábado, que encerra às 12:00h.

O objetivo da feira é encurtar a distância entre o produtor e consumidor, oferecendo ao consumidor produtos de procedência com características regionais a um preço acessível, divulgando o mel e demais produtos das abelhas de Santa Catarina, além de proporcionar a inserção de pequenos produtores familiares no mercado.

A organização do evento ficará a cargo da Faasc, Epagri, Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis, e contará com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembléia Legislativa de Santa Catarina. O trabalho sinérgico destas instituições tem conferido a Santa Catarina um lugar de destaque na criação de abelhas.

A expectativa, baseada em edições anteriores, é que sejam comercializados durante o período da feira entre 45 e 55 mil kg de mel e outros produtos da colmeia.

Temos confirmados 26 estandes de feirantes, sendo que nove destes estandes serão ocupados por grupos de produtores que possuem Unidades de Envase e Beneficiamento de produtos das abelhas e marcas coletivas, ou Unidades de Envase coletiva e marcas individuais, totalizando mais de 30 marcas de méis e mais de 200 produtores representados na feira.

Segundo o IBGE 2017, Santa Catarina conta com 16.843 meliponicultores e apicultores. Líder em produtividade por área no país, com uma média de 68 kg/km² em comparação aos 4,8 kg/km² do Brasil, Santa Catarina se firma como um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil.

Com uma forte tradição de seus produtores e um trabalho de excelência na assistência ao produtor, realizada por instituições como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae, Santa Catarina não só se destaca pela produção e qualidade, mas também pela organização do produtor, por meio de suas associações municipais e regionais e a Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), que congrega em seu quadro 58 associações filiadas, reunindo mais de dois mil apicultores e meliponicultores.

Entre os produtos que serão oferecidos, destacam-se:

  1. Mel de várias floradas;
  2. Própolis;
  3. Mel composto;
  4. Geleia real;
  5. Cosméticos com produtos das abelhas;
  6. Cera de abelha;
  7. Balas de mel;
  8. Biscoitos;
  9. Pão de mel;
  10. Bolo de mel;
  11. Chás;
  12. Hidroméis;
  13. Cachaça;
  14. Vodka;
  15. Favos de mel;
  16. Pólen.

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.