A tradicional feira estadual do mel, será realizada no período de 08 a 11 de maio de 2024, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. O horário de funcionamento será das 08:00 às 19:00h, com exceção do dia 11, sábado, que encerra às 12:00h.
O objetivo da feira é encurtar a distância entre o produtor e consumidor, oferecendo ao consumidor produtos de procedência com características regionais a um preço acessível, divulgando o mel e demais produtos das abelhas de Santa Catarina, além de proporcionar a inserção de pequenos produtores familiares no mercado.
A organização do evento ficará a cargo da Faasc, Epagri, Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis, e contará com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembléia Legislativa de Santa Catarina. O trabalho sinérgico destas instituições tem conferido a Santa Catarina um lugar de destaque na criação de abelhas.
A expectativa, baseada em edições anteriores, é que sejam comercializados durante o período da feira entre 45 e 55 mil kg de mel e outros produtos da colmeia.
Temos confirmados 26 estandes de feirantes, sendo que nove destes estandes serão ocupados por grupos de produtores que possuem Unidades de Envase e Beneficiamento de produtos das abelhas e marcas coletivas, ou Unidades de Envase coletiva e marcas individuais, totalizando mais de 30 marcas de méis e mais de 200 produtores representados na feira.
Segundo o IBGE 2017, Santa Catarina conta com 16.843 meliponicultores e apicultores. Líder em produtividade por área no país, com uma média de 68 kg/km² em comparação aos 4,8 kg/km² do Brasil, Santa Catarina se firma como um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil.
Com uma forte tradição de seus produtores e um trabalho de excelência na assistência ao produtor, realizada por instituições como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae, Santa Catarina não só se destaca pela produção e qualidade, mas também pela organização do produtor, por meio de suas associações municipais e regionais e a Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), que congrega em seu quadro 58 associações filiadas, reunindo mais de dois mil apicultores e meliponicultores.
Entre os produtos que serão oferecidos, destacam-se:
- Mel de várias floradas;
- Própolis;
- Mel composto;
- Geleia real;
- Cosméticos com produtos das abelhas;
- Cera de abelha;
- Balas de mel;
- Biscoitos;
- Pão de mel;
- Bolo de mel;
- Chás;
- Hidroméis;
- Cachaça;
- Vodka;
- Favos de mel;
- Pólen.