Em uma emocionante cerimônia realizada em 28 de novembro, a Frente parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por iniciativa do coordenador da frente Deputado Padre Pedro Baldissera, promoveu um ato parlamentar solene para homenagear três desbravadores na produção e difusão de tecnologias para a criação de abelhas em nosso estado, e instituições que nos últimos anos tiveram ações de destaque para o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura catarinense.

Foram homenageados os desbravadores na produção e difusão de tecnologias da apicultura em Santa Catarina. Helmuth Wiese, representado por Sidnei Wiese; Eloy Puttkammer, representado por Arley Puttkammer; e Monsenhor Agenor Neves Marques, representado por Luiz Antonio Neves Marques, receberam reconhecimento especial por suas contribuições inestimáveis ao setor.

As instituições e entidades homenageadas pela significativa contribuição ao fortalecimento da cadeia produtiva do mel foram:

 – Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), representado no ato pelo presidente Ivanir Cella;

– Secretaria de Estado da Agricultura, representado pelo secretário de agricultura do estado Valdir Colatto;

– Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), representado pelo presidente Dirceu Leite;

– Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), representado pela diretora Administrativa Financeira Vanessa Souza Adami do Espírito Santo;

– Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), representado pelo superintendente estadual Gilmar Antônio Zanluchi;

– Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, representado por Giulia Scussel;

– Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), representado pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Antônio Marcos Pagani de Souza.

O deputado Padre Pedro destacou a importância das abelhas, e dos criadores de abelhas, para o equilíbrio do meio ambiente, na polinização para o aumento na produção de alimentos, e pela manutenção da vida no planeta.

Os deputados estaduais Altair Silva e Marquito, membros da Frente Parlamentar, reconheceram o legado dos que lutaram pela apicultura, destacando a resistência dos produtores frente às adversidades climáticas.

A Faasc, em nome dos criadores de abelhas do estado agradece o reconhecimento a merecida homenagem aos saudosos e queridos Helmuth Wiese, Eloy Puttkammer e Monsenhor Agenor Neves Marques que continuam sendo referência para nós, e as instituições, que assim como outras que atuam no estado tem sido fundamentais ao desenvolvimento do setor no estado.

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.