No dia 21 de novembro a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou uma audiência pública com objetivo de criar estratégias ao combate do mel falso em Santa Catarina.
O encontro contou com a presença de figuras-chave no cenário político catarinense, incluindo o presidente da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura o deputado Padre Pedro Baldissera, o vice-presidente deputado Altair Silva, os membros deputado Marcos da Rosa e o deputado Antídio Lunelli.
A audiência também contou com a participação ativa de representantes de instituições e órgãos públicos de renome, como o Ministério Público, representado pelo promotor do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Leonardo Cazonatti Marcinko, o Chefe da Polícia Civil de SC, representantes da Vigilância Sanitária, Epagri, Cidasc, Faesc/Senar, UFSC, e o representante da Secretaria de Agricultura do Estado, Fernando Cassini.
A presença dessas entidades sublinha a importância atribuída ao combate à fraude no mel, destacando a necessidade de uma ação conjunta.
Ao final da audiência ficou estabelecido o compromisso entre as instituições para criar um plano de trabalho, para intensificar as ações de combate ao mel falso.
O promotor do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MSP, Leonardo Cazonatti Marcinko, convocou para o dia sete de dezembro a primeira reunião com as entidades para estabelecer estratégias.
Estamos felizes e otimistas pelo envolvimento das autoridades e instituições, porem para o sucesso nesta difícil missão e fundamental um forte envolvimento dos produtores e das Unidades de beneficiamento e envase de produtos das abelhas.