Apresentação do evento
Nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, Caçador/SC sediará o 37º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores e o 1º Simpósio Estadual de Apiterapia.
O evento, que acontecerá junto às instalações da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe), e deverá reunir cerca de 700 participantes, incluindo apicultores, meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, e empresas que atuam no setor.
Caçador, localizado no meio oeste de Santa Catarina, é uma região de destaque para a fruticultura de clima temperado, com produções expressivas de maçã, pêssego e ameixa, todas altamente dependentes da polinização feita por abelhas. A cidade também está situada na região de produção do mel de melato de bracatinga, cuja produção vem crescendo e ganhando destaque nos mercados interno e externo.
Programação e atividades
O evento contará com aproximadamente 40 renomados palestrantes em apicultura e meliponicultura, que compartilharão seus conhecimentos por meio de vinte e oito palestras, dez minicursos e cinco mesas-redondas.
O 1º Simpósio Estadual de Apiterapia, levará ao público presente, através de palestrantes altamente especializados, um conhecimento mais aprofundado dos benefícios dos produtos das abelhas à saúde humana.
Expo-Feira
A Expo-Feira, com aproximadamente 30 expositores, apresentará as inovações do mercado em materiais e equipamentos para a apicultura e meliponicultura. Este espaço proporcionará oportunidades de negócios, troca de experiências e atualização tecnológica dos produtores.
Haverá troca e venda de cera no local do evento.
Importância da criação de abelhas
De acordo com o IBGE 2017, Santa Catarina possui 16.824 estabelecimentos dedicados à criação de abelhas, destacando-se como um dos maiores produtores e exportadores de mel do Brasil. Além da produção de mel, as abelhas desempenham um papel crucial na polinização, mantendo o equilíbrio dos biomas, e aumentando a produtividade das culturas agrícolas.
Temas em Foco
O evento abordará temas essenciais como a polinização, a produção do mel de melato e outras possibilidades de renda na criação de abelhas, oferecendo uma visão ampla sobre o potencial econômico e ambiental da apicultura.
Representando a comissão organizadora,
Ivanir Cella
Presidente da FAASC
Rodrigo da Cunha
Coordenador da Câmara setorial do mel de Santa Catarina
Realização:
Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc);
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri);
Associação de Apicultores de Caçador e Região (ACAP);
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Campus de Caçador.
Apoio:
Sebrae/SC
Senar/SC
Promoção:
Associação Comercial e Industrial de Caçador (ACIC);
Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Caçador