Apresentação do evento

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, Caçador/SC sediará o 37º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores e o 1º Simpósio Estadual de Apiterapia.

O evento, que acontecerá junto às instalações da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe), e deverá reunir cerca de 700 participantes, incluindo apicultores, meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, e empresas que atuam no setor.

Caçador, localizado no meio oeste de Santa Catarina, é uma região de destaque para a fruticultura de clima temperado, com produções expressivas de maçã, pêssego e ameixa, todas altamente dependentes da polinização feita por abelhas. A cidade também está situada na região de produção do mel de melato de bracatinga, cuja produção vem crescendo e ganhando destaque nos mercados interno e externo.

Programação e atividades

O evento contará com aproximadamente 40 renomados palestrantes em apicultura e meliponicultura, que compartilharão seus conhecimentos por meio de vinte e oito palestras, dez minicursos e cinco mesas-redondas.

O 1º Simpósio Estadual de Apiterapia, levará ao público presente, através de palestrantes altamente especializados, um conhecimento mais aprofundado dos benefícios dos produtos das abelhas à saúde humana.

Expo-Feira

A Expo-Feira, com aproximadamente 30 expositores, apresentará as inovações do mercado em materiais e equipamentos para a apicultura e meliponicultura. Este espaço proporcionará oportunidades de negócios, troca de experiências e atualização tecnológica dos produtores.
Haverá troca e venda de cera no local do evento.

Importância da criação de abelhas

De acordo com o IBGE 2017, Santa Catarina possui 16.824 estabelecimentos dedicados à criação de abelhas, destacando-se como um dos maiores produtores e exportadores de mel do Brasil. Além da produção de mel, as abelhas desempenham um papel crucial na polinização, mantendo o equilíbrio dos biomas, e aumentando a produtividade das culturas agrícolas.

Temas em Foco

O evento abordará temas essenciais como a polinização, a produção do mel de melato e outras possibilidades de renda na criação de abelhas, oferecendo uma visão ampla sobre o potencial econômico e ambiental da apicultura.

Representando a comissão organizadora,

Ivanir Cella
Presidente da FAASC

Rodrigo da Cunha
Coordenador da Câmara setorial do mel de Santa Catarina

Realização:

Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc);

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri);

Associação de Apicultores de Caçador e Região (ACAP);

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Campus de Caçador.

Apoio:

Sebrae/SC

Senar/SC

Promoção:

Associação Comercial e Industrial de Caçador (ACIC);

Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina

Prefeitura Municipal de Caçador

 

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.