A 3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina chega ao fim essa semana, dia 30/09. É a última oportunidade de comprar o melhor mel do mundo, eleito por seis vezes no congresso Apimondia, a preço tabelado. Após o dia 30 a plataforma continua no ar, porém o preço não será mais tabelado e a negociação continuará sendo feita diretamente com o produtor.

A feira teve início no dia 1º/09 e contou com a participação de 24 feirantes com mel e produtos derivados, de todas as regiões de Santa Catarina. A plataforma traz ainda dicas, livros de receitas para download e oficinas gratuitas on-line. A última oficina da feira acontece nessa quarta, dia 28, às 14h e tem duas horas de duração. Todas as oficinas realizadas durante a feira ficarão disponiveis no site do evento: www.faasc.com.br/meldesantacatarina. Os participantes receberão certificado da Epagri.

 

O curso dessa quarta:

– Conheça mais sobre os diversos tipos de meis e suas propriedades e saiba como identificar o mel falso. Com Rodrigo Cunha (Eng. Agrônomo, Chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri) e Ana Carolina (Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC).

– Mel na sua mesa. Com a Uerisleda Alencar Moreira, cozinheira e professora de gastronomia na UFBA e no Centro Universitário Estácio da Bahia, membro da Rede Panc Bahia e doutoranda em Difusão do Conhecimento (Uneb/Ufba/Ifba).

A feira virtual foi criada em 2020 como forma de driblar a pandemia. Com o sucesso nos dois primeiros anos, os produtores decidiram manter a plataforma, que é mais um canal de vendas e agora é possível atingir todo o Brasil. A feira presencial retornou às ruas de Florianópolis agora em 2022 e a partir de agora a feira acontecerá sempre nos dois formatos.

A Feira é uma realização da FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri, Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar e UFSC. Ela foi criada para aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do produto catarinense.

 

Produtos comercializados:

Balas

Bolachas de mel

Bolo de mel

Cera de abelha

Cerveja com mel

Chás

Extrato de própolis

Favo de mel

Mel com certificação orgânica

Mel composto

Mel de diversas floradas

Mel de melato com certificação orgânica

Mel de melato de bracatinga

Pão de Mel

Pé-de-moleque com mel

Pólen

Pólen Orgânico

Preços tabelados:

Mel Multifloral / Silvestre

Pote de 1 kg: R$30

Pote de 500g: R$20

*Demais produtos, valores diretamente com o fornecedor.

Cidades e feirantes:

Gravatal – Agreco

Balneário Gaivota – Apiário Rainha da Flor

Imbituba – Apiário Rosa de Sarom

Capão Alto – Barbamel

São Bonifácio – Bolachas Blumenfeld

Alfredo Wagner – Crisomel

Cunha Porã – Enomel

São Martinho – Honig Haus

Joinville – Honig Haus

Itapiranga – Mel Apita – Jurandir Dungersleber

Itapiranga – Mel Apita – Sandro Braun

Timbó Grande – Mel Catarinense

Galvão – Mel Galvonense

Joinville – Mel Princesa da Serra

São Bonifácio – Mel São Bonifácio

Lages – Mel São Braz

Schroeder – Mendonça Mel

Içara – Minamel

Quilombo – Quimel

Capão Alto – Apromel – Sabor Serrano

Xaxim – Sul Mel

Joinville – Vila do Mel – Amarildo Jacobi

Joinville – Vila do Mel – João Freisleben

Balneário Gaivota – AABG

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.