
Nesta terça, 01/06 inicia a 2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina, que vai acontecer durante todo o mês de junho. A feira, que na semana passada contava com quase 20 produtores, cresceu e vai abrir com 30 produtores de mel e derivados de todos os cantos de Santa Catarina. Essa é a segunda feira virtual, em 22 anos de Feira do Mel de Florianópolis. O modelo foi adotado por conta da pandemia e será mantido, enquanto não tivermos uma melhora na situação e em respeito a tantas perdas. A cerimônia de abertura acontece nesta terça, às 19 horas, pelo link https://youtu.be/HuwRxHBYEuI.
E a feira começa com uma programação intensa. Teremos novamente uma série de cursos que serão dados através do canal Capacitação Epagri Online. O primeiro curso “Abelhas e meio ambiente, experiência inspiradora: um voo nas asas da companhia aérea mais doce do mundo”, vai ao ar nesta terça, dia 1º, das 9 horas às 10h30min pelo, pelo link https://www.youtube.com/watch?
Ao longo da feira serão realizados ainda os cursos Culinária com mel, Uso dos produtos das abelhas e Tipos de méis, composição e propriedade para a Saúde. Além disso, a plataforma também traz diversas receitas salgadas e doces com mel. Esse ano, além do livro Receitas com mel, elaborado pela FAASC, estarão disponíveis para download os livros Mel na culinária, da Epagri e o Mel na Gastronomia, da professora Helenora da Rosa.
Ao adotar o formato virtual a feira conseguiu ampliar sua abrangência. No formato presencial apenas os moradores de Florianópolis tinham acesso ao melhor mel do mundo pela feira. Com a plataforma que estará no ar dia 1º, www.faasc.com.br/feiradomel, é possível atender todas as cidades de Santa Catarina e demais estados brasileiros. “Assim, estamos estabelecendo novos mecanismos de comercialização do nosso mel, buscando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos”, diz o presidente da FAASC, Ivanir Cella.
O objetivo da feira é aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do produto catarinense.
Ela está sendo realizada pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri e Sebrae/SC. Conta ainda com o apoio do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, Cidasc, Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Governo de Santa Catarina e Senar.
A plataforma não é um e-commerce, ela é para aproximar o consumidor do produtor. Através dela o comprador pode escolher um fornecedor para a sua cidade e entrar em contato diretamente com ele. A venda do mel será tabelada como todos os anos, porém os demais produtos são negociados junto ao produtor, assim como o frete.
A 1ª Feira Virtual do Mel de SC, realizada no ano passado, foi um sucesso, de acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha. “Foi um sucesso pela grande repercussão que teve o mel catarinense, que ganhou alcance nacional oportunizando a divulgação e muitos contatos comerciais aos feirantes. Durante um mês, a feira alcançou 13 mil pessoas e elevou as vendas dos expositores em 10%”, comemora Rodrigo. Devido a esse sucesso, organizadores e feirantes decidiram por manter a feira no formato virtual, mesmo quando for permitido no formato presencial.
Cursos
01/06, das 9h às 10:30h
Abelhas e meio ambiente, Experiência Inspiradora: Um voo nas asas da companhia aérea mais doce do mundo.
Ministrantes: chefe de Apicultura da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha – Epagri e a professora do Colégio de Aplicação da UFSC, Mariza Campos – Colégio UFSC.
08/06, das 19h às 20h
Culinária com mel
Instrutora de culinária Helenara da Rosa – Cachoeira do Sul/RS
15/06, das 19h às 20h
Uso dos produtos das abelhas
Médica especialista em saúde da família, Dra. Dinorah Boada Bilhalva
29/06, das 19h às 20h
Tipos de méis, composição e propriedades para a saúde
Presidente da FAASC, Ivanir Cella e prof. da Nutrição e Farmácia e doutor em Ciência dos Alimentos FCF-USP, José Augusto Gasparotto Sattler
Produtos que serão comercializados:
Balas
Bolachas de mel
Bolo de mel
Cera de abelha
Extrato de própolis
Favo de mel
Mel com certificação orgânica
Mel composto
Mel de diversas floradas
Mel de melato com certificação orgânica
Mel de melato de bracatinga
Pão de Mel
Pólen
Pólen Orgânico
Livros para download:
Mel na Culinária – Epagri
Receitas com Mel – FAASC
Mel na Gastronomia – prof. Helenora da Rosa
Preços tabelados:
Mel silvestre, de eucalipto e uva Japão
Pote de 1 kg: 30,00
Mel com certificação de orgânico
Pote de 1 kg: 35,00
Mel de Melato de Bracatinga
Pote de 1 kg: 35,00
Produtores:
Alfredo Wagner – Crisomel
Balneário Gaivota – Apiário Rainha da Flor
Campo Alegre (dois produtores) – Vila do mel
Capinzal – Arpromel
Chapecó (três produtores) – Quimel
Içara (dois produtores) – Apis Mellífera
Imbituba – Apiário Rosa de Saron
Itapiranga (seis produtores) – Mel Apita
Luzerna – Extramel
Mafra – Mel Sommer
Porto União – Molimel
Quilombo – Quimel
São Bonifácio – Mel São Bonifácio
São Bonifácio – Bolachas Blumenfeld
São Joaquim – Apiários Real
Saudades – Quimel
Tunápolis – Mel Vô Mario
Xaxim – Sulmel – José Vacir Stanga