Os três estados do Sul do Brasil, responsáveis por aproximadamente 38% da produção de mel no país, unem forças para realizar o 3º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (COSBRAPIM) e o 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM). O evento têm grande importância, pois proporciona o fortalecimento do associativismo, difunde novas tecnologias, incrementa a criação de abelhas e seus produtos, e orienta para a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.
Devido as características climáticas, desafios e oportunidades em comum na região Sul para a apicultura, o evento proporciona um ambiente para o intercâmbio e o desenvolvimento de ações conjuntas, maximizando recursos e resultados no setor da apicultura.
Além das discussões políticas com a participação de líderes do setor, a programação dos dias 14 e 15 conta com a presença de 63 renomados palestrantes de diversas partes do Brasil, que compartilharão seus conhecimentos em temas técnicos através de palestras, mesas-redondas e minicursos. Também haverá exposição de 38 trabalhos científicos e premiação dos três melhores colocados, com o intuito de apresentar as mais recentes pesquisas nas áreas de apicultura e meliponicultura. Além das discussões sobre políticas para o setor, o evento oferece duas capacitações para técnicos. Também serão realizadas reuniões entre lideranças para planejar futuras ações em benefício do setor.
Outra atração do evento, será a Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas e Meliponícolas, com mais de 25 expositores. O intuito é levar inovações do mercado diretamente aos produtores, criando oportunidades de negócios para a criação de abelhas.
Como programação adicional, no dia 13/07, das 14h às 18h, será realizado o II Fórum de Integração entre Pesquisas, Políticas Públicas, Assistência Técnica e Extensão no Setor de Abelhas do Sul do Brasil. Esse fórum é voltado para representantes de universidades e institutos que conduzem pesquisas com abelhas, assim como representantes de instituições de defesa sanitária animal, assistência técnica, extensão rural, políticas públicas, consultorias e líderes do setor de criação de abelhas.
A expectativa é que 1.200 apicultores, meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, empresários e líderes do setor de todo o Brasil participem do evento. Ao todo, o evento conta com a participação de palestrantes e instrutores renomados, que irão compor uma programação diversificada com 16 minicursos, 27 palestras, 5 mesas-redondas e 2 plenárias.
A realização dos eventos é uma iniciativa conjunta da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação Blumenauense de apicultores e meliponicultores (Blumen Apis), Associação de meliponicultores de Blumenau (AME Blumenau) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Correalização foi através do Sebrae e Senar.
Promoção:
Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA)
Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS)
IDR/PR
Emater/RS
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Prefeitura Municipal de Blumenau
Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina (SAR)
Patrocínio:
Inplavel (Master)
Minamel (Master)
Beethoven Agropet (Master)
BRDE (Ouro)
Sicredi (bronze)
Metal Schilin (bronze)
Osjuan (bronze)
Imesul (bronze)
Breyer (bronze)
R&G Máquinas (bronze)
Iceal (bronze)
Apitec (bronze)
Agronatur (bronze)