Os três estados do Sul do Brasil, responsáveis por aproximadamente 38% da produção de mel no país, unem forças para realizar o 3º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (COSBRAPIM) e o 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM). O evento têm grande importância, pois proporciona o fortalecimento do associativismo, difunde novas tecnologias, incrementa a criação de abelhas e seus produtos, e orienta para a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.

Devido as características climáticas, desafios e oportunidades em comum na região Sul para a apicultura, o evento proporciona um ambiente para o intercâmbio e o desenvolvimento de ações conjuntas, maximizando recursos e resultados no setor da apicultura.

Além das discussões políticas com a participação de líderes do setor, a programação dos dias 14 e 15 conta com a presença de 63 renomados palestrantes de diversas partes do Brasil, que compartilharão seus conhecimentos em temas técnicos através de palestras, mesas-redondas e minicursos. Também haverá exposição de 38 trabalhos científicos e premiação dos três melhores colocados, com o intuito de apresentar as mais recentes pesquisas nas áreas de apicultura e meliponicultura. Além das discussões sobre políticas para o setor, o evento oferece duas capacitações para técnicos. Também serão realizadas reuniões entre lideranças para planejar futuras ações em benefício do setor.

Outra atração do evento, será a Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas e Meliponícolas, com mais de 25 expositores. O intuito é levar inovações do mercado diretamente aos produtores, criando oportunidades de negócios para a criação de abelhas.

Como programação adicional, no dia 13/07, das 14h às 18h, será realizado o II Fórum de Integração entre Pesquisas, Políticas Públicas, Assistência Técnica e Extensão no Setor de Abelhas do Sul do Brasil. Esse fórum é voltado para representantes de universidades e institutos que conduzem pesquisas com abelhas, assim como representantes de instituições de defesa sanitária animal, assistência técnica, extensão rural, políticas públicas, consultorias e líderes do setor de criação de abelhas.

A expectativa é que 1.200 apicultores, meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, empresários e líderes do setor de todo o Brasil participem do evento. Ao todo, o evento conta com a participação de palestrantes e instrutores renomados, que irão compor uma programação diversificada com 16 minicursos, 27 palestras, 5 mesas-redondas e 2 plenárias.

A realização dos eventos é uma iniciativa conjunta da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação Blumenauense de apicultores e meliponicultores (Blumen Apis), Associação de meliponicultores de Blumenau (AME Blumenau) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Correalização foi através do Sebrae e Senar.

Promoção:
Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA)
Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS)
IDR/PR
Emater/RS
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Prefeitura Municipal de Blumenau
Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina (SAR)

Patrocínio:
Inplavel (Master)
Minamel (Master)
Beethoven Agropet (Master)
BRDE (Ouro)
Sicredi (bronze)
Metal Schilin (bronze)
Osjuan (bronze)
Imesul (bronze)
Breyer (bronze)
R&G Máquinas (bronze)
Iceal (bronze)
Apitec (bronze)
Agronatur (bronze)

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.