De 10 a 13 de maio em Florianópolis/SC: XXII Feira do Mel de Santa Catarina.
Objetivo: O objetivo da feira é estimular o consumo dos produtos apícolas catarinense, inserção de produtores no mercado e aproximar o produtor do consumidor.
A XXIl Feira do Mel de Santa Catarina vai acontecer de 10 a 13 de maio de 2023, em Florianópolis e está sendo organizada pela Faasc, Epagri, Sebrae, Faesc/Senar, UFSC e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O estado de Santa Catarina tem, segundo IBGE 2017, 16.843 criadores de abelhas, sendo que aproximadamente 50% são meliponicultores e 50% são apicultores.
O trabalho forte, com ações realizadas de forma sincronizada, em conjunto ou complementares, que potencializam as ações, de instituições como a Faasc, Epagri, Sebrae, Senar e UFSC, com a participação dos produtores, tornou Santa Catarina um estado referência na criação de abelhas.
Santa Catarina tem a melhor produtividade por área do país, com uma média de 60 kg/km², contra 5 kg/km² do Brasil, sendo um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil.
A qualidade do mel Catarinense também é destaque, tendo conquistado o prêmio de melhor mel do mundo por seis vezes consecutivas nos últimos congressos mundiais realizados pela Apimondia.
Os produtores Catarinenses, reconhecidos pela sua capacidade de produção e zelo pela qualidade, também mostram força na organização, através de suas associações municipais e regionais, e a Faasc, que conta com 58 associações filiadas, com mais de dois apicultores e meliponicultores associados.
Normalmente são comercializados na feira aproximadamente 40 mil kg de mel e outros produtos da colmeia, com a participação de aproximadamente 25 feirantes, representando as diversas regiões do estado de SC.
Produtos que serão comercializados:
Mel de várias floradas
Própolis
Mel composto
Geleia real
Cosméticos com produtos apícolas
Cera de abelha
Balas de mel
Biscoitos com mel
Pão de mel
Bolo de mel
Chás
Cachaça de mel
Vodka com mel
Favos de mel
Pólen