Nesta terça, 01/06 inicia a 2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina, que vai acontecer durante todo o mês de junho. A feira, que na semana passada contava com quase 20 produtores, cresceu e vai abrir com 30 produtores de mel e derivados de todos os cantos de Santa Catarina. Essa é a segunda feira virtual, em 22 anos de Feira do Mel de Florianópolis. O modelo foi adotado por conta da pandemia e será mantido, enquanto não tivermos uma melhora na situação e em respeito a tantas perdas. A cerimônia de abertura acontece nesta terça, às 19 horas, pelo link https://youtu.be/HuwRxHBYEuI.

E a feira começa com uma programação intensa. Teremos novamente uma série de cursos que serão dados através do canal Capacitação Epagri Online. O primeiro curso “Abelhas e meio ambiente, experiência inspiradora: um voo nas asas da companhia aérea mais doce do mundo”, vai ao ar nesta terça, dia 1º, das 9 horas às 10h30min pelo, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=5JV5UscWja8. O curso faz parte também da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06. Ele será ministrado pelo chefe de Apicultura da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha e pela professora do Colégio de Aplicação da UFSC, Mariza Campos.

Ao longo da feira serão realizados ainda os cursos Culinária com mel, Uso dos produtos das abelhas e Tipos de méis, composição e propriedade para a Saúde. Além disso, a plataforma também traz diversas receitas salgadas e doces com mel. Esse ano, além do livro Receitas com mel, elaborado pela FAASC, estarão disponíveis para download os livros Mel na culinária, da Epagri e o Mel na Gastronomia, da professora Helenora da Rosa.

Ao adotar o formato virtual a feira conseguiu ampliar sua abrangência. No formato presencial apenas os moradores de Florianópolis tinham acesso ao melhor mel do mundo pela feira. Com a plataforma que estará no ar dia 1º, www.faasc.com.br/feiradomel, é possível atender todas as cidades de Santa Catarina e demais estados brasileiros. “Assim, estamos estabelecendo novos mecanismos de comercialização do nosso mel, buscando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos”, diz o presidente da FAASC, Ivanir Cella.

O objetivo da feira é aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do produto catarinense.

Ela está sendo realizada pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri e Sebrae/SC. Conta ainda com o apoio do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, Cidasc, Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Governo de Santa Catarina e Senar.

A plataforma não é um e-commerce, ela é para aproximar o consumidor do produtor. Através dela o comprador pode escolher um fornecedor para a sua cidade e entrar em contato diretamente com ele. A venda do mel será tabelada como todos os anos, porém os demais produtos são negociados junto ao produtor, assim como o frete.

A 1ª Feira Virtual do Mel de SC, realizada no ano passado, foi um sucesso, de acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha. “Foi um sucesso pela grande repercussão que teve o mel catarinense, que ganhou alcance nacional oportunizando a divulgação e muitos contatos comerciais aos feirantes. Durante um mês, a feira alcançou 13 mil pessoas e elevou as vendas dos expositores em 10%”, comemora Rodrigo. Devido a esse sucesso, organizadores e feirantes decidiram por manter a feira no formato virtual, mesmo quando for permitido no formato presencial.

Cursos

01/06, das 9h às 10:30h

Abelhas e meio ambiente, Experiência Inspiradora: Um voo nas asas da companhia aérea mais doce do mundo.

Ministrantes: chefe de Apicultura da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha – Epagri e a professora do Colégio de Aplicação da UFSC, Mariza Campos – Colégio UFSC.

08/06, das 19h às 20h

Culinária com mel

Instrutora de culinária Helenara da Rosa – Cachoeira do Sul/RS

15/06, das 19h às 20h

Uso dos produtos das abelhas

Médica especialista em saúde da família, Dra. Dinorah Boada Bilhalva

29/06, das 19h às 20h

Tipos de méis, composição e propriedades para a saúde

Presidente da FAASC, Ivanir Cella e prof. da Nutrição e Farmácia e doutor em Ciência dos Alimentos FCF-USP, José Augusto Gasparotto Sattler

Produtos que serão comercializados:

Balas

Bolachas de mel

Bolo de mel

Cera de abelha

Extrato de própolis

Favo de mel

Mel com certificação orgânica

Mel composto

Mel de diversas floradas

Mel de melato com certificação orgânica

Mel de melato de bracatinga

Pão de Mel

Pólen

Pólen Orgânico

Livros para download:

Mel na Culinária – Epagri

Receitas com Mel – FAASC

Mel na Gastronomia – prof. Helenora da Rosa

Preços tabelados:

Mel silvestre, de eucalipto e uva Japão

Pote de 1 kg: 30,00

Mel com certificação de orgânico

Pote de 1 kg: 35,00

Mel de Melato de Bracatinga

Pote de 1 kg: 35,00

Produtores:

Alfredo Wagner – Crisomel

Balneário Gaivota – Apiário Rainha da Flor

Campo Alegre (dois produtores) – Vila do mel

Capinzal – Arpromel

Chapecó (três produtores) – Quimel

Içara (dois produtores) – Apis Mellífera

Imbituba – Apiário Rosa de Saron

Itapiranga (seis produtores) – Mel Apita

Luzerna – Extramel

Mafra – Mel Sommer

Porto União – Molimel

Quilombo – Quimel

São Bonifácio – Mel São Bonifácio

São Bonifácio – Bolachas Blumenfeld

São Joaquim – Apiários Real

Saudades – Quimel

Tunápolis  – Mel Vô Mario

Xaxim – Sulmel – José Vacir Stanga

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.