.          Sabemos hoje que quando a temperatura ultrapassa os 35ºC as abelhas necessitam de mais água para a termorregulação interna das colonias, porém em um periodo de seca as fontes de água se tornam escassas ou de dificil acesso para essa e outras atividades.

.          Com essas altas ondas de calor que estamos vivenciando nos ultimos dias juntamente com a seca, onde a primeira onda trouxe uma debilitação das abelhas que acabaram tendo suas crias mortas por desidratação, e na segunda onda um agravamento da situação onde grande parte das colonias que estavam no sol acabaram abandonando seus ninhos, deixando grande quantidade de alimento para tras. É por esse motivo que muitos apicultores ao visitar seus apiários se deparam com uma grande quantidade de abelhas mortas em frente ao alvado, caracteristicas que se assemelham com a mortalidade por agroquimicos, caixas sem abelhas com apenas reserva alimentar e até mesmo encontram alguns pequenos enxames com a rainha sentados em galhos proximos aos apiários.

.          Avaliando toda essa situação, venho experimentando o uso de mantas térmicas de dupla face empregadas como uma subcobertura entre os favos e a tampa ou até mesmo entre os favos e o alimentador de superficie, desde que o alimentador esteja vazio fazendo com que a manta reflita melhor o calor. Tenho obtido resultados satisfatórios, onde a manta térmica consegue evitar a saida da umidade e temperatura interna da colmeia, ao mesmo tempo que evita a entrada da massa de calor, facilitando assim o trabalho das abelhas com a sua termoregulação, salvando praticamente 100% dos enxames mesmo estando diretamente sob o sol.

Essa manta térmica pode ser encontrada em qualquer loja de materiais de contrução, onde a mesma vem em rolos de até 50m como apresentado na imagem ao lado, tendo um custo inferior a R$ 5,00 por colmeia.

 

.          

Como podemos observar na imagem ao lado, encontramos as abelhas em plena produção na soja mesmo com as altas temperaturas e a grande seca.

Autores: Aldo Machado dos Santos e Lucilene de Mattos Almeida

Fonte: Post Aldo Machado

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.