Na semana passada o presidente da FAASC Ivanir Cella, e Chefe da divisão de estudos apícolas da EPAGRI Rodrigo Duriex da Cunha, em visitas realizadas no oeste Catarinense puderam constatar o crescimento e estruturação da cadeia apícola.
 
A atividade apícola que na região que até pouco tempo era tida como uma atividade complementar nas propriedades rurais, de baixa escala e baixa tecnologia, rapidamente está se transformando em atividade altamente tecnificada e principal fonte de renda em muitas propriedades.
 
Junto com esta transformação observa-se uma estruturação da cadeia que serve de exemplo para outras regiões, como unidade de produção de rainhas selecionadas, surgimento de diversas lojas especializadas em venda de materiais e insumos para apicultura e meliponicultura, industrias de processamento de cera, inúmeras fabricas de caixas, contribuindo para a criação de empregos e o desenvolvimento regional.
 
Na comercialização do mel destaca-se a organização para venda conjunta de mel a granel e pequenos entrepostos de envase viabilizados em forma de associação, oportunizando a venda do mel e agregando valor.
 

Além da iniciativa e espirito empreendedor dos produtores, observa-se na região um forte protagonismo da Epagri na assistência técnica e extensão rural, e excelentes trabalhos do SEBRAE e SENAR com grupos de produtores, potencializando desta forma as ações desenvolvidas por estas instituições em prol da atividade.

O informativo ZUM ZUM é o veículo oficial de informação do associativismo de Santa Catarina na criação de abelhas.

Com edição trimestral no formato de revista, possui 28 páginas que trazem diversas informações do setor, como notícias do associativismo, receitas com produtos das abelhas, matérias e artigostécnicos selecionados e atualizados, com aplicação prática comprovada e escritos por técnicos, pesquisadores e produtores com conhecimento reconhecido, sendo direcionados os produtores,técnicos, estudantes, pesquisadores e aficionados pela criação de abelhas.

A revista ainda traz informações de empresas comprovadamente idôneas de quem o criador deabelhas poderá adquirir produtos e equipamentos utilizados na sua atividade.

Agora você poderá acessar nosso informativo no formato virtual. Mas também, para suacomodidade, poderá recebê-lo em sua casa.