Noticias

19-10-2017


Depois de muitas conversações, audiências e reuniões, finalmente ontem, dia 18 de outubro de 2017, durante a reunião da CSMEL – Câmara Setorial do Mel e Produtos das Abelhas ,com a presença do Dr. José Luís Ravagnani Vargas, diretor do DIPOA – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ficou praticamente definido a dispensa de registros da unidade de extração de mel junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Dr. José Luís Ravagnani Vargas empenhou sua palavra da dispensa da necessidade do registro, embora nos solicitassem mais 15 dias de prazo para o envio de um documento ratificando essa decisão, pois o assunto ainda está em discussão na área técnica, mas são fortes os indícios da dispensa.

O Dr. Vargas está sensibilizado da dispensa desse registro, foi muito receptivo, ouviu atentamente o setor e nos criou uma grande expectativa para a solução do impasse.

O associativismo apícola mostrou sua força, através da CBA – Confederação Brasileira de Apicultura, CSMEL e a ABEMEL – Associação Brasileira de Exportadores de Mel e lá estava presente também Nésio Fernandes de Medeiros presidente da FAASC, que desde 2009 vem acompanhando atentamente a evolução do RIISPOA.

Se não fosse um associativismo atuante, teríamos grande dificuldade de conseguirmos essa vitória.

Hoje à tarde, através do presidente da Frente Parlamentar de Apicultura e Meliponicultura, Dep. João Rodrigues, teremos uma audiência com o secretário executivo do MAPA, Dr. Eumar Novacki, aonde iremos mais uma vez abordar a necessidade da efetivação da conversa que tivemos ontem com o diretor do DIPOA, Dr. José Luís Ravagnani Vargas.

Abordaremos também a importância da apicultura brasileira na economia nacional.

Créditos das fotos: Tony Oliveira.