Noticias

20-09-2017


Sessão Especial da Assembleia Legislativa celebrou os 38 anos de fundação da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), criada em 1979. “O estado é o maior produtor de mel por quilômetro quadrado e o maior exportador por causa de uma longa trajetória de trabalho e de organização da categoria, com parcerias com técnicos, aumento da produtividade e da qualidade, aperfeiçoamento da cadeia produtiva, melhoramento genético e sanidade”, descreveu Dóia Guglielmi (PSDB) na sessão realizada na noite dessa terça-feira (19).

Darci de Matos (PSD) destacou a presença massiva dos apicultores nas galerias do plenário Osni Régis. “Os apicultores do estado dão uma demonstração de força com a presença de 58 associações e mais de 350 criadores de abelhas, participamos de muitas sessões solenes, mas esta é uma das maiores sessões do parlamento catarinense, é uma homenagem simples, mas de coração”, revelou Darci.

O ex-prefeito de Quilombo e veterano apicultor, Julcemar Francisco Toazza, falou em nome dos homenageados. “É hora de agradecer, reconhecer e construir um novo grande momento para o associativismo apícula. Quem faz o que sempre fez, será o que sempre foi, cabe ao associativismo modificar a realidade”, afirmou Toazza, que recomendou aos colegas cultivarem “o feromônio da rainha”.

Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da Faasc, destacou os parceiros dos produtores. “O trabalho da Epagri, que adotou a apicultura; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) através dos cursos; a UFSC, que cedeu espaço para que a federação construísse sua sede; o Sebrae; o Banco do Brasil que apostou na Faasc; e o governo do estado, que não tem medido esforços para apoiar a apicultura”, enumerou o líder.

O presidente da Faasc aproveitou para reivindicar mudanças na legislação sanitária “Precisamos que a lei contemple a realidade, hoje muitas leis não combinam com o setor apícula, principalmente na área de inspeção de produtos de origem animal”, ponderou Nésio, que cobrou “uso mais criterioso dos agrotóxicos” e mais investimentos na pesquisa científica.

Moacir Sopelsa (PMDB), secretário da Agricultura e da Pesca, parabenizou os cerca de nove mil apicultores que apanham nas colmeias mais de oito mil toneladas de mel por ano. “A agricultura de Santa Catarina é diferente dos demais estados, se formos ver os apicultores também são produtores de leite, de suínos, há uma diversificação dentro da propriedade”, argumentou Sopelsa, acrescentando que a secretaria distribuiu o kit apicultura para mil produtores e disponibiliza financiamento de até R$ 4 mil. “Atendemos dentro da possibilidade, é pouco? É pouco, mas ajuda”.

Prestígio em alta
Prestigiaram a sessão especial os deputados Gabriel Ribeiro (PSD), Altair Silva (PP), Milton Hobus (PSD), José Nei Ascari (PSD), José Milton Scheffer (PP), Luciane Carminatti (PT), Manoel Mota (PMDB), Jean Kuhlmann (PSD), Dirceu Dresch (PT) e Nilso Berlanda (PR), além de representantes do Banco do Brasil, Sebrae, Senar e UFSC.

Homenageados da noite
·    Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da Faasc
·    Helmuth Wiese, in memoriam, fundador e presidente da Faasc de 1979 a 1996, representado por Sidney Wiese
·    Agenor Sartori Castagna, presidente de 1996 a 2000
·    Eloy Puttkammer, in memoriam, presidente de 2000 a 2006, representado por Arley Puttkammer
·    Glaico José Sell, presidente de 2006 a 2008

Instituições homenageadas
·    Sebrae, representado pelo gerente Fábio Burigo Zanuzzi
·    Epagri, representada pelo presidente, Luiz Ademir Hessmann
·    Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), representado pelo vice-diretor César Damian
·    Fundação Banco do Brasil, representada pelo superintendente Flávio Jean Garlt
·    Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, representada pelo secretário, deputado Moacir Sopelsa

Associações homenageadas
São Bonifácio, Angelina, Major Gercino, Canelinha, Botuverá, Brusque, Blumenau, Indaial, Lontras, Ituporanga, Ibirama, Vidal Ramos, Santa Terezinha, Mafra, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Joinville, Itaiópolis, Porto União, Matos Costa, Caçador, Capinzal, Peritiba, Bom Retiro, Urubici, São Joaquim, Capão Alto, Cerro Negro, São José do Cerrito, Otacílio Costa, Xanxerê, Xaxim, Chapecó, Quilombo, Campo Erê, Pinhalzinho, Palmitos, Maravilha, Guaraciaba, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis, São João do Oeste e Itapiranga.

Vítor Santos
AGÊNCIA AL
http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/legislativo-celebra-38-anos-de-fundacaeo-da-federacaeo-das-associacoes-de-a