Noticias

18-09-2017


Dia 19 de setembro será uma data histórica para apicultura catarinense com a inauguração da nova sede da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), entidade que representa as nove mil famílias rurais dedicadas à apicultura, com 323 mil colmeias instaladas, mantendo uma produção de 6,5 mil toneladas por ano em safras normais no Estado. A solenidade está programada para as 11h, com a presença de autoridades políticas e empresariais ligadas à criação de abelhas e produção de mel e própolis.

Segundo o presidente da FAASC, Nésio Fernandes de Medeiros, mais de 300 apicultores, organizados em caravanas estarão no evento na Rodovia Vergílio Várzea, nº 2554 – Saco Grande II. Entre as autoridades estão confirmadas a participação do presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Soares de Aragão Brito, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, deputados, prefeitos, vereadores, representantes do Senar, Epagri, Sebrae, Fundação Banco do Brasil, entre outros.

A nova sede conta com uma área de 130 metros quadrados e permite um ambiente capaz de atender melhor a demanda da apicultura catarinense. Os apicultores e autoridades serão recebidos com um café com mel às 10hr e durante o período da tarde, os apicultores participarão de um seminário técnico com renomados palestrantes enfocando a relação: Clima x Abelhas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Ás 19h, no plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa, haverá uma sessão solene em homenagem ao associativismo apícola catarinense. Na ocasião, além da FAASC e suas associações filiadas, serão homenageadas as entidades que prestam serviços de assistência e fomento aos apicultores: Epagri, Senar, Sebrae, UFSC, Secretaria da Agricultura e da Pesca e a Fundação do Banco do Brasil.

Dados apícolas

Santa Catarina foi o maior exportador de mel do Brasil em 2016, recebeu o prêmio de melhor mel do mundo em concursos durante os congressos mundiais de apicultura, realizados na Ucrânia/2013 e Coreia do Sul/2015.

Esse ano o congresso mundial de apicultura será em Istanbul na Turquia. Santa Catarina tem a maior produtividade de mel do Brasil por quilômetro quadrado. Em 2016 foi de 84 km² enquanto o Brasil produz 5 kg/km² e tem o associativismo mais forte e organizado do Brasil.

 

Maiores informações:

Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da FAASC – 99983-2933 /99986-0393

Carolina – Secretária da FAASC – 99979-9044