Noticias

29-06-2016


Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da Câmara Setorial do Mel e produtos das abelhas junto ao MAPA, 1º Vice-Presidente da CBA e presidente da FAASC, participou de diversas reuniões em Brasília/DF nos dias 27 e 28 de Junho de 2016.

No dia 27/06/2016 acompanhado do presidente da ABEMEL, Agenor Sartori Castagna e empresários do setor, tiveram uma reunião com a Dra. Edilene do Vigiagro/MAPA, preocupados com uma possível entrada de mel dos países vizinhos do Mercosul no Brasil com destino ao mercado interno e exportação, o que poderá comprometer o mel brasileiro, pois existe barreiras sanitárias que impede a entrada do mel de países do Mercosul no Brasil.

No dia 28/06/2016 às 14hrs a Câmara Setorial do Mel e Produtos das Abelhas, acompanhado do Dr. Francisco Facundo, assessor da câmara, Sigfrid Fromming, Diretor de Meliponicultura da FAASC, Carlos Alberto, Secretário de Meliponicultura da CBA, Cícero Clemente de Freitas, 2º Vice-Presidente da CBA e Lauro Jurgeaitis, membro da câmara setorial, estiveram reunidos com o Dr. Ugo Eichler Vercillo, Diretor do MMA, para tratar da revisão das portarias e normativas que regulamentam a atividade de meliponicultura no Brasil.

Após o relato de meliponicultores e representantes de instituições, o Dr. Ugo, acompanhado de sua assessora Ceres Belchior, foram muito receptivos as nossas sugestões e sensibilizados da necessidade de atualizarmos e adequarmos às normativas dentro da realidade atual da meliponicultura.
Para tanto, ficou agendado para o dia 16 de Agosto de 2016 às 9hrs no Ministério do Meio Ambiente, uma reunião com pesquisadores, representantes de instituições e meliponicultores para em conjunto fazermos as adequações na legislação que regulamenta a meliponicultura no Brasil.

As 17hrs o presidente da Câmara, Nésio Fernandes de Medeiros, acompanhado dos senhores Lauro Jurgeaitis, Sigfrid Fromming e da equipe de apoio da câmara junto ao MAPA, reuniram-se com o Dr. Sérgio de Marco, assessor direto do ministro onde expuseram os processos da cadeia produtiva do mel pendentes junto ao MAPA.

Dr. Sérgio de Marco, empresário do setor agropecuário, prometeu não medir esforços para que as pendências sejam resolvidas no menor espaço de tempo possível.
O presidente da câmara e a equipe saíram otimistas da reunião, percebendo a vontade do Dr. Sérgio em ajudar.