Noticias

24-11-2015


LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA APICULTURA E DA MELIPONICULTURA SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA EM BRASÍLIA Por Ney Bueno

Por iniciativa do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC), será realizada na Câmara dos Deputados o lançamento da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura (criação racional de abelhas sem ferrão) nesta quarta-feira (25), às 8h30, no Salão Nobre, no Edifício principal da Câmara dos Deputados. O objetivo da Frente, composta por 214 parlamentares de todas as siglas, é elaborar e encaminhar políticas que impulsionem a produção do mel no país: ??Trata-se de uma importante ferramenta para integrar produtores, empresários e a sociedade para esse importante produto de nossa agricultura?, explicou o deputado.

Estão confirmadas a presença dos presidentes da Confederação Brasileira da Apicultura, José Soares de Brito, da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, Carlos Pamplona, do presidente Federação de Apicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, e deputados federais. O parlamentar catarinense ressalta que a Frente Parlamentar da Apicultura será um fórum permanente de debates e apresentação das experiências existentes no país. ??Tem como principal objetivo estimular a produção e a comercialização de produtos das cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, desenvolver no país a produção de mel e seus derivados, como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar?.

Santa Catarina atualmente é o quinto maior produtor brasileiro e possui cerca de 350 mil colmeias e se destaca na qualidade e na diversidade do produto. Além disso, é o Estado brasileiro que mais produz mel por quilômetro quadrado. De acordo com a Faasc, Santa Catarina tem mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura e uma produção média de seis mil toneladas de mel por ano e é o segundo Estado maior exportador do produto. No Brasil, existem mais de 300 mil apicultores e centenas de unidades de processamento de mel de abelha que empregam quase 500 mil pessoas.

FONTE: http://joaorodrigues.com.br/lancamento-da-frente-parlamentar-da-apicultura-e-da-meliponicultura-sera-nesta-quarta-feira-em-brasilia.html/