Noticias

03-09-2015


Indígenas de José Boiteux querem revitalizar apicultura

Indígenas da Terra Laklãnõ, em José Boiteux, participaram nos dias 14 e 15 de agosto do 32oEncontro de Apicultores e Meliponicultores, realizado em Curitibanos. O grupo, com cerca de 15 pessoas, receberá apoio do SC Rural para implantar projeto estruturante em apicultura, revitalizando a atividade nas aldeias.

O setor de apicultura passa por um bom momento, com os produtores mais motivados devido à crescente demanda dos produtos das abelhas em nível mundial. Isso se refletiu no evento, que contou com a presença de mais de 800 pessoas entre apicultores, meliponicultores, técnicos, lideranças e empresários.

s indígenas participaram de palestras e oficinas que abordaram temas como mortalidade das abelhas; manejo sanitário; polinização, multiplicação e introdução de rainhas; melhoramento genético; autonomia e evolução de abelhas; comunicação das abelhas nativas e ovogênese; e rituais de postura.  Assim, eles tiveram oportunidade de conhecer mais sobre sanidade e manejo apícola.

Segundo Marta Pedri e Cristian de Medeiros, extensionistas da Epagri de José Boiteux, a participação dos indígenas no evento foi essencial para motivação. Eles tiveram noção da importância da atividade para Santa Catarina e trocaram experiências com outros apicultores. Os extensionistas estão convictos de que a presença do grupo no evento vai contribuir para o sucesso das atividades previstas no projeto estruturante a ser implantado na Terra Laklãnõ. O projeto prevê aproveitar a infraestrutura já existente na terra indígena para confecção de colmeias.

FONTE: http://www.epagri.sc.gov.br/?p=11804