Noticias

03-12-2014


Convênio de RS 1,5 milhão para produção de mel em Santa Catarina é assinado

Convênio vai permitir maior planejamento das atividades, aprimoramento técnico dos produtores  e melhoria na renda das famílias
 
Apiculcutores de Santa Catarina vão contar com um grande incentivo à cadeia produtiva do mel, a partir dessa segunda-feira, com a formalização do convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC).   
O investimento social de R$ 1,5 milhão vai possibilitar o aprimoramento técnico, a melhoria na qualidade do mel e derivados e a inserção dos produtores em todas as etapas da cadeia produtiva. Os recursos serão utilizados no controle da qualidade dos produtos, na aquisição de veículos e de equipamentos, no suporte tecnológico e certificação orgânica, assim como na capacitação técnica dos produtores. Segundo o presidente da Fundação BB, José Caetano Minchillo, "investir na cadeia do mel significa valorizar o potencial produtivo dos apicultores e possibilitar a melhoria de renda das famílias".

De acordo com o presidente da FAASC, Nésio Fernandes de Medeiros, hoje não existe quantia de mel suficiente para abastecer o mercado e tudo que é produzido é vendido com facilidade. Por isso o projeto vem em boa hora. ??Esse convênio vai permitir a elaboração de um diagnóstico da apicultura, e um planejamento melhor das atividades". Medeiros acredita que o país tem um potencial enorme para ser explorado na apicultura. "Há 15 anos, o Brasil produzia 20 mil toneladas de mel ao ano. Atualmente, com os incentivos recebidos de instituições como a Fundação BB, a produção é de 45 mil toneladas, e o país passou do 25º lugar para 10º no ranking mundial. A meta é que em 10 a 15 anos esteja nas primeiras colocações. Só Santa Catarina produz o equivalente a 12% do mel nacional", disse.

O gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável da Superintendência do BB em Santa Catarina, Alexandre Schmidt Jacobsen, vai representar a Fundação BB no evento. Estarão presentes também na solenidade de assinatura a diretoria da FAASC.

FONTE: http://www.fbb.org.br/reporter-social/noticias/fundacao-bb-assina-convenio-de-rs-1-5-milhao-para-producao-de-mel-em-santa-catarina.htm